Criação
O ICAF, foi constituído no dia 02 de junho de 1989, por um grupo de agricultores do Município de Concórdia – SC, no oeste catarinense. Inicialmente a entidade foi construída como Clube 4S - 15 de Julho de Alto Periquito. A sua criação tinha por finalidade prestar assistência social, cultural, beneficente e de integração aos associados do clube, e especialmente, a juventude rural.
No dia 22 de março de 2006, com o êxito das atividades desenvolvidas, os associados deliberaram a mudança do nome do Clube 4S para Instituto de Cooperação da Agricultura Familiar de Santa Catarina, buscando através dessa alteração, a possibilidade da entidade auxiliar, enquanto pessoa jurídica sem fins lucrativos, no fortalecimento da agricultura familiar catarinense.
Em 2012, o ICAF expandiu sua atuação para região sul do Brasil, desenvolvendo ações, não somente no estado de Santa Catarina, mas também, no Rio Grande do Sul e Paraná. Se tornando um "braço" técnico de suma importância para os sindicatos filiados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar da Região Sul - FETRAF/SUL.
Hoje, a entidade possui destaque no desenvolvimento das atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural junto aos beneficiários do Terra Brasil – PNCF, especialmente em Santa Catarina, e na elaboração de projetos para o fortalecimento da agricultura familiar, das mulheres e juventude do campo e sobretudo, da defesa de uma produção de alimento mais sustentável, em parceria com a FETRAF/SC.
Equipe
O ICAF é regido por três órgãos: A Assembleia Geral, Coordenação Política e Conselho Fiscal.
Para a Coordenação Política, é formada pelo Coordenador Geral, Coordenador Administrativo Financeiro e Coordenador de Comunicação.
Associados
Em sua maioria, os associados do ICAF, são sindicatos da agricultura familiar filiados a FETRAF/SC e Cooperativas.